
{Ronaldo Oliveira de Lima}
Artesão de Croá do grupo de Tianguá – CE
Nascimento: 19/02/1995
Região: Tianguá – CE, Brasil
Grupo: Flor do Croá
Tipologia: Artesanato com fibra do croá

{Região Tianguá}
Estado do Ceará | Brasil
Nº de Habitantes: 34,592 pessoas
Bioma: A vegetação predominante é Caatinga.
Trabalho e rendimento: Segundo o IBGE, em 2020, o salário médio mensal era de 1.7 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 13.5%. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 49.5% da população nessas condições.
População ocupada: 13,5%
Percentual da população com rendimento mensal de até 1/2 salário mínimo: 49.5%
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): 0,657
Território e Ambiente: Apresenta 39.4% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 75.3% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 4.2% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).
+ Sobre a região
Distando 18 km da sede do município de Tianguá, na serra da Ibiapaba numa altitude de 622 metros, o distrito de Pindoguaba foi criado em 20 de dezembro de 1938 com a denominação de Palmeirinha, nome retificado para Pindoguaba em 30 de dezembro de 1943.
Pindoguaba é um termo “aportuguesado” dos vocábulos tupi “pindoba” (palmeira) e “guaba” (o lugar), ou seja: o lugar das palmeiras.
A fibra de Croá
O croá sempre esteve presente em Pindoguaba, desde a chegada dos primeiros moradores, no final do sec XIX, mas foi no inicio do sec XX que ela se tornou uma das principais fontes de renda da região, muito utilizada na produção de redes de varanda, cabrestos para animais, cordas para amarrar as casas de taipa.
Com a entrada no mercado nacional de uma grande variedade de fibras industrializadas o Croá foi perdendo espaço e poder de venda. No início dos anos 2000, foi realizado um trabalho vocacional por várias instituições da região e se verificou a potencialidade de revitalizar o trabalho com a fibra, dando a ela um sentido cultural e de valorização da história da comunidade.
Hoje são produzidos pelas artesãs objetos decorativos, luminárias, fruteiras, bancos, mesas, além de ser utilizada no tear junto com algodão para fabricação de jogos americanos, passadeiras e tapetes.
A região de Pindoguaba será IGs (indicações geográficas brasileiras) do Sebrae.
+ Sobre o grupo de artesãs de Tianguá
O grupo Flor de Croá surgiu em 2006 após a revitalização da fibra no distrito, e é um braço da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Pindoguaba. Hoje, o grupo tem 12 artesãs e é coordenado pela Rejane.
A Associação Flor de Croá possui uma sede própria, um local bem arejado e espaçoso, com cozinha, salão para oficinas e com dois teares. No local estão expostos produtos como: cestaria, mesa, tapetes, almofadas.
{+ sobre o projeto Travessias Artesanais}
Movidas pelo compromisso de nutrir e valorizar os saberes artesanais do nosso lugar, a Catarina Mina se uniu ao SEBRAE-CE para fortalecer essa rede com o projeto Travessias Artesanais. Ao longo do ano, vamos acompanhar grupos de artesãs de 6 diferentes cidades: o labirinto do Aracati, a renda de bilro do Trairí, o filé de Jaguaribe, o crochê de Curral Grande, o trabalho em fibra de croá de Tianguá e o artesanato em palha de carnaúba em Sobral. O objetivo do projeto é ampliar o alcance sobre as potências criativas do Ceará e propor novos olhares para esses fazeres, junto de designers convidados para desenvolverem coleções de produtos com os grupos. É só o começo de um projeto que deseja mapear, se aprofundar no artesanato, nas mulheres artesãs do nosso Ceará.
{+ sobre o projeto #umaconversasincera}
Se a base do nosso trabalho é a conversa, ela não pode acontecer só da porta pra dentro. Nosso projeto aposta na transparência e te convida a saber mais sobre as histórias que existem por trás de um produto acabado.
#umaconversasincera é quando: você sabe quem faz sua bolsa, quem está por trás e no comecinho da criação do produto que chega até suas mãos. Nosso projeto é pioneiro no Brasil e vencedor de prêmios nacionais de sustentabilidade desde 2015.
{Nossos valores}
# Custos Abertos + Transparência
# Produto Artesanal
# Compre do pequeno
# Respeito na produção
# Economia afetiva
# Feito no Brasil
# Pensamento em rede
# Consumo consciente
# Eco-friendly
# Design atemporal
# Valorização da cultura local