FRETE GRÁTIS em compras acima de R$499,00 →

Bilro

A riqueza da renda de Bilro, também conhecida como renda do Ceará, começa no feitio do próprio instrumento. A rendeira constrói um tecido a partir de um fio de algodão finíssimo, que ganha forma sobre uma almofada, pelo uso de agulhas feitas com espinhos de cardeiro e sementes de tucum, árvores típicas brasileiras. O tempo dedicado é o tempo da delicadeza, quase impossível de ser pensado nos dias de hoje. Há peças de vestuário e casa que chegam a demorar dois meses para estar prontas.

A renda de Bilro que chega pra você por meio dos projetos #TravessiasArtesanais e #Olê, vêm de Trairi, no litoral oeste do Ceará, município que chega a congregar cinco mil rendeiras nessa atividade. Uma joia viva cuja permanência depende também de cada um de nós.

O fazer

A beleza dessa renda começa desde o primeiro processo, o da feitura das ferramentas, que vem da própria natureza, às vezes do quintal: as linhas são enroladas em uma haste de madeira que funcionam como bobinas, e na ponta de cada uma são colocadas as sementes de outra árvore, o bilreiro. Com a costura se faz a almofada, e em cima dela a trama vai acontecendo, guiada pelo desenho de alfinetes feitos dos espinhos do mandacaru, também chamado de cardeiro, que são espetados na almofada.

Enquanto a renda de bilro vai sendo construída na dança guiada pelas mãos ágeis das artesãs, o som do encontro das sementes se espalha pelo espaço como música. Uma percussão, uma performance, um ofício de múltiplas belezas.

[artesanias bilro] banner conteúdo

Um mapa de significados

Bilro: Haste de madeira em torno da qual se enrola a linha para a produção da renda que carrega esse mesmo nome, ou a semente do bilreiro (Guarea guidonia), árvore nativa da América do Sul. A semente do bilreiro é utilizada na construção dos bilros, ficando na ponta de cada haste.

Almofada: Uma espécie de cavalete estofado, normalmente coberto com chita, que é a base para a construção da renda. O desenho é colocado sobre ela e os alfinetes espetados em sua superfície para guiar os movimentos dos bilros.

Trairi: Trairi é uma cidade do litoral oeste do Ceará. Como população de pouco mais de 56 mil habitantes, abriga praias que são cartões postais do estado e mais de 5 mil artesãs da renda de bilro.

Rabo de rato: Renda estreita e simples, normalmente por onde as crianças começam a aprender a técnica do bilro.

Mandacaru (cardeiro): ​​O mandacaru é uma cactácea nativa do Brasil, adaptada às condições climáticas do Semiárido. Conhecida também como cardeiro, a planta alcança até seis metros de altura e sobrevive às secas devido à sua grande capacidade de captação e retenção de água.

Onde atuamos com o Bilro

[artesanias bilro] banner conteúdo