Maria Cleide Barbosa de Sousa
Artesã de Crochet em Itaitinga - CE

 

A Dinha é agricultora, e é no inverno que ela garante, na roça, a fatura que nascerá quando não tem tanta seca. Pra completar a renda, é a forradeira mais antiga do nosso grupo de Itaitinga. Ensinou seu ofício à filha Elioneide, que hoje também faz parte do grupo.   


Região: Itaitinga - CE, Brasil

Grupo: Itaitinga | Aldenice

Tipologia: Crochet




 

Região Itaitinga

Estado do Ceará | Brasil


Nº de Habitantes: 74.547

Bioma Caatinga

Trabalho e rendimento: A economia conta com sua base na agricultura, no cultivo do caju, coco-da-baía, cana-de-açúcar, mandioca, milho, feijão e carcinicultura (criação de camarões em cativeiro). Agropecuária: bovino, suíno e avícola e Turismo.

População ocupada: 15,2% da população

Percentual da população com rendimento mensal de até 1/2 salário mínimo: 48,8%

Indice de Desenvolvimiento Humano Municipal (IDHM): 0,655

Território e Ambiente: Apresenta 4.5% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 82.9% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 1.6% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio)

 
+Grupo de Artesãs Aldenice (Itaitinga)

O grupo de Itaitinga, a 40km de Fortaleza, é o parceiro mais antigo e numeroso do projeto #umaconversasincera! As peças são todas feitas em crochê, com mãos e cabeças 90% femininas. 35 mulheres com força de trabalho atrelada a um saber manual secular, sob os olhos atentos de nossa matriarca Aldenice Felix, que há 30 anos tem o crochê como ofício.