FRETE GRÁTIS em compras acima de R$499,00 →

Filé

Também chamado de Filé de agulha, essa técnica de feitura de renda feita a partir de uma grade de fios, sobre as quais, com a ajuda de uma agulha, vão se criando desenhos de possibilidades infinitas. Diz-se que a origem do Filé encontra a pesca, e que com as sobras das redes que os pescadores utilizavam para pescar, suas companheiras começaram a fazer os primeiros bordados.

O fazer

O nome filé vem do francês “filet”, que quer dizer rede, e a construção da rede é a primeira etapa de um trabalho que exige paciência e atenção. Uma só pessoa precisa tecer a rede, que é semelhante a rede de pesca, para que as laçadas sejam todas iguais. Nem todo mundo que faz o filé, domina a técnica desse processo inicial, que muitas vezes é mais demorado que a construção da própria renda.

Depois da rede pronta, ela é esticada em uma grade de madeira, que funciona como um bastidor, e que precisa ter a dimensão da própria peça final. É comum encontrarmos nas casas das artesãs, grades encostadas nas paredes, com mais de dois metros de comprimento. Então começa o trabalho artesanal minucioso, onde as mãos acompanhadas da agulha e das linhas vão preenchendo cada pequeno quadrado da rede com os pontos básicos ou mesmo inventados por cada artesã e artesão.

[artesanias filé] banner conteúdo

Um mapa de significados

Filé: A palavra filé deriva do termo francês filet, significando rede. A rede, similar a da pesca, é a base para a construção da renda.

Grade: A renda filé é considerada uma renda de agulha, que consiste em preencher desenhos sobre uma rede. Essa rede é esticada e suas extremidades são presas em uma grade de madeira, que funciona como um bastidor, assim como na renda labirinto.

Os pontos do filé: O ponto estrelinha é o tradicional da região do Jaguaribe, mas também são muito usados o ponto corrente, “cirzido”, aranha e o jasmim.

Onde atuamos com o Filé

[artesanias filé] banner conteúdo