Oi, eu sou a Salete de Sousa Souto
Rendeira de Bilro do Projeto Olê - CE
 
Salete aprendeu a andar aos 9 anos, Além de artesão trabalha como professora, no tempo vago gosta de se reunir com as amigas para fazer renda. Com grande senso de liderança representa os grupos sempre compartilhando tudo que sabe.
 

Nascimento: 28/02/1979

Região: Serrote - Trairi - CE, Brasil

Grupo: Olê {Rendeiras de Bilro}

Tipologia: Renda de Bilro

 


 

Região Trairi

Estado do Ceará | Brasil

Nº de Habitantes: 56.291

Bioma Caatinga

População ocupada: 6,7% da população

Percentual da população com rendimento mensal de até 1/2 salário mínimo: 57,4%

Indice de Desenvolvimiento Humano Municipal (IDHM): 0,655

O Trairi, a 136km da capital Fortaleza, foi emancipado como município em 1951. Trairi é uma palavra de origem Tupi que significa Rio das Traíras. O clima tropical e a proximidade com o litoral traz ventos generosos de julho a dezembro, e a presença do mangue uma vida marinha e biológica riquíssima!

 

+Grupo de Artesãs de Renda de Bilro - Olê Rendeiras


Ao todo são mais de 5000 rendeiras de bilro na região do Trairi. Da semente do bilreiro, um árvore da região, vem o acabamento das agulhas, feitas de espinhos de cardeiro. Sobre uma almofada, muitas mães e avós criaram suas famílias e ensinaram o fazer às suas crianças, que cresceram já arriscando um ponto ou outro e cedo se tornaram, também, artesãs rendeiras. O projeto Olé rendeiras nasce do trabalho inicial com mais de 100 artesãs de 14 comunidades do município. Um projeto da Qair Brasil em parceira com a Catarina Mina que tem como objetivo valorizar a renda de bilro e gerar renda para todas as artesãs que guardam esse saber secular.