Maria Sirlene Dutra Braga
Artesã de Crochê do grupo de Curral Grande - CE

 

Sirlene, uma mulher de sorriso acolhedor, aprendeu a fazer crochê aos 10 anos de idade com sua querida avó. Hoje, compartilha esse talento com amor, ensinando membros de sua comunidade os encantos dessa arte que entrelaça fios. Nos momentos de lazer, Sirlene gosta de passear com a família. Cuidar de si é uma prioridade para ela. Gosta de músicas sertanejas e das canções de Roberto Carlos. Atenciosa e amável, ela está sempre pronta para oferecer um ouvido gentil e uma mão solidária a quem dela precisar.
 

Nascimento: 29/03/1967

Região: Curral Grande - São Gonçalo do Amarante / CE, Brasil

Grupo: ArtFio

Tipologia: Crochê

 

 

Região São Gonçalo do Amarante

Estado do Ceará | Brasil


Nº de Habitantes: 49.306 pessoas

Bioma: A vegetação predominante é Caatinga.

Trabalho e rendimento: Segundo o IBGE, em 2020, o salário médio mensal era de 3.5 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 27.2%. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 49% da população nessas condições, o que o colocava na posição 157 de 184 dentre as cidades do estado e na posição 1574 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

População ocupada: 27,2%

Percentual da população com rendimento mensal de até 1/2 salário mínimo: 49%

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM): 0,665

Território e Ambiente: Apresenta 26.3% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 54.6% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 1.1% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).

 

+ Sobre a região:


São Gonçalo do Amarante é um município do estado do Ceará que pertence à região metropolitana de Fortaleza. Anteriormente denominado Anacetaba (que se traduz como Aldeia dos Anacés, povo indígena que habita o município), está localizado a 59 km de Fortaleza.

Abriga um dos maiores portos do Brasil, o Porto do Pecém, situado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, e é constituído de 7 distritos mais a Sede: Pecém, Taíba, Siupé, Umarituba, Croatá, Cágado e Serrote.

É em Serrote que fica a comunidade de Curral Grande, com um pouco mais de 600 habitantes. O povoado nasceu pelo monocultivo da cana de açúcar e beneficiamento da usina açucareira. Após o fechamento da usina, muitos ficaram desempregados e foram buscar emprego em São Gonçalo.

O artesanato trouxe possibilidade de uma renda extra para as mulheres.

 

+ Sobre o grupo de artesãs de Curral Grande:


O grupo Artfio foi formado em 2001 e formalizado em 2004 e desde então participa de diversos eventos e feiras do setor apresentando e comercializando os produtos confeccionados pelas mais de 50 associadas. Ao longo dos anos tiveram apoio da Ceart, Sebrae e Agroamigo, e fazem parte da Rede Artesol. E desde 2012, contam com o apoio e o incentivo da artista Marisa Monte.

Mas foi lá atrás pelas mãos de Dona Raimunda, que aprendeu com sua mãe Dona Antônia, que a arte da crochetaria nasceu. D. Raimunda ensinou até os 100 anos a técnica para as mais novas, e o crochê tornou-se uma importante fonte de renda para as mulheres da comunidade.

Na Artfio as artesãs utilizam barbantes de algodão colorido em suas criações, o que torna o estilo inconfundível, por conta da espessura e do material de linha usado.