
{Maria Josiene Barbosa da Silva}
Rendeira de Bilro do Projeto Olê – CE
Foi a mãe de Maria Josiene da Silva que a ensinou a fazer rendas, quando ela tinha apenas cinco anos, desde então seu trabalho foi ficando cada vez mais primoroso. Hoje, Maria do João Zizu, como é conhecida onde mora, tira do artesanato o sustento para seus dois filhos. Josiene se orgulha do seu caráter, e diz que gosta de se reunir com sua xará, Dona Maria, para trabalhar nas rendas. Sua comida favorita é sopa.
Nascimento: 12/04/1982
Região: Canaã – Trairi – CE, Brasil
Grupo: Olê {Rendeiras de Bilro}
Tipologia: Renda de Bilro

{Região Trairi}
Estado do Ceará | Brasil
Nº de Habitantes: 56.291
Bioma Caatinga
População ocupada: 6,7% da população
Percentual da população com rendimento mensal de até 1/2 salário mínimo: 57,4%
Indice de Desenvolvimiento Humano Municipal (IDHM): 0,655
O Trairi, a 136km da capital Fortaleza, foi emancipado como município em 1951. Trairi é uma palavra de origem Tupi que significa Rio das Traíras. O clima tropical e a proximidade com o litoral traz ventos generosos de julho a dezembro, e a presença do mangue uma vida marinha e biológica riquíssima!
+Grupo de Artesãs de Renda de Bilro – Olê Rendeiras
Ao todo são mais de 5000 rendeiras de bilro na região do Trairi. Da semente do bilreiro, um árvore da região, vem o acabamento das agulhas, feitas de espinhos de cardeiro. Sobre uma almofada, muitas mães e avós criaram suas famílias e ensinaram o fazer às suas crianças, que cresceram já arriscando um ponto ou outro e cedo se tornaram, também, artesãs rendeiras. O projeto Olé rendeiras nasce do trabalho inicial com mais de 100 artesãs de 14 comunidades do município. Um projeto da Qair Brasil em parceira com a Catarina Mina que tem como objetivo valorizar a renda de bilro e gerar renda para todas as artesãs que guardam esse saber secular.
{Nossos valores}
# Custos Abertos + Transparência
# Produto Artesanal
# Compre do pequeno
# Respeito na produção
# Economia afetiva
# Feito no Brasil
# Pensamento em rede
# Consumo consciente
# Eco-friendly
# Design atemporal
# Valorização da cultura local