Travessias Artesanais: O novo projeto da Catarina Mina e SEBRAE-CE que viaja pelo Ceará e conta histórias de grupos de artesãs.
A história do Ceará pode ser contada por meio dos trabalhos manuais de artesãs e artesãos que vivem de uma ponta a outra do estado. Do litoral ao sertão, passando pelas serras e pelas localidades bem pequenas, há sempre um grupo resistindo com os saberes de seus antepassados e produzindo, do seu modo, belezas com tecido, linha, agulha, palha e mais ferramentas que descobrimos sempre que nos propomos a investigar essas tradições.
Movidas pelo compromisso de nutrir e valorizar os saberes artesanais do nosso lugar, a Catarina Mina se uniu ao SEBRAE-CE para fortalecer essa rede com o projeto Travessias Artesanais. Ao longo do ano, vamos acompanhar grupos de artesãs de 6 diferentes cidades: o labirinto do Aracati, a renda de bilro do Trairí, o filé de Jaguaribe, o crochê de Curral Grande, o trabalho em fibra de croá de Tianguá e o artesanato em palha de carnaúba em Sobral. O objetivo do projeto é ampliar o alcance sobre as potências criativas do Ceará e propor novos olhares para esses fazeres, junto de designers convidados para desenvolverem coleções de produtos com os grupos. É só o começo de um projeto que deseja mapear, se aprofundar no artesanato, nas mulheres artesãs do nosso Ceará.
Dudu Bertholini, David Lee, Marina Bitú, Érico Gondim, Márcia Hissa e Celina Hissa são os designers que trabalharão junto dos grupos nas coleções, já em desenvolvimento e com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2023. Essas pontes de diálogo entre artesanato e design são uma das principais propostas da nossa atuação, e desde 2015 ganharam metodologia própria com as Oficinas Catarina Mina.
Com as Oficinas Catarina Mina, partilhamos os saberes aprendidos com nossa experiência, enquanto fortalecemos o artesanato cearense. Desenvolvemos uma metodologia de partilha e construção, que passa por diagnosticar e mapear os saberes de uma região, criar oficinas de escuta e fazer coletivo, desenvolver produtos, fortalecer grupos associativos, promover o intercâmbio de técnicas e olhares, experimentar em matérias-primas sustentáveis, abrir espaço para novas artesãs na nossa rede e fazer conexões entre os grupos e novos parceiros.
Todos os aprendizados e registros das viagens de imersão, pesquisa e fazer também serão partilhados em uma exposição, que acontecerá no espaço expositivo da loja Catarina Mina e nas redes sociais, pelo perfil @oficinas_catarinamina no Instagram. (https://www.instagram.com/oficinas_catarinamina/)
A gente convida vocês para fazerem juntas essas #TravessiasArtesanais e conhecerem mais sobre o artesanato e as artesãs e artesãos que tecem o fio para o futuro do artesanato cearense. Vem?
+ SOBRE A CATARINA MINA:
Somos brasileiras, cearenses. Alma de crochê e pensamento. São mais de 15 anos de uma moda diferente, focada em quem produz, e que concentra seus esforços em questionar, repensar, refletir e tomar decisões pensando no coletivo. Trabalhamos por todo o estado do Ceará, para fortalecer mais de 10 linguagens artesanais e saberes manuais, únicas como o nosso povo.
Em 2014, resolvemos revolucionar e abrir os custos de produção com o projeto #UmaConversaSincera, chamando o consumidor para uma conversa, incluindo designers e artesãos. Por essas e outras, fomos agraciadas com o prêmio Vogue Brasil /Ecoera, em 2015, e em 2016 com o Brasil Criativo, da 3M. Resultados que nos motivam a caminhar olhando pra frente!
Saiba mais em: www.catarinamina.com.br
SERVIÇO:
Catarina Mina
Rua República do Líbano, 540 – Meireles – Fortaleza – CE – CEP 60160-140
Horário de funcionamento: (inserir horário de funcionamento)
+55 85 98213.9321
Ecommerce: www.catarinamina.com.br
Instagram: www.instagram.com/catarinamina
www.instagram.com/oficinas_catarinamina